quinta-feira, 31 de maio de 2012

Bacalhau com Batata





                                     Bacalhau com Batata

                                Ingredientes 

  1/3 xícara chá de azeite

1 colher sopa cheia de alho picado

 500 g de bacalhau dessalgado, cozido e desfiado

 ½ cebola fatiada 60 gr

 ½ pimentão vermelho cortado em tiras finas 

 ½ pimentão amarelo cortado em tiras finas

 sal e salsinha picada a gosto

 1kg de batatas médias cortadas em lâminas e temperadas com sal e pimenta do reino

                                Modo de preparo

   Coloque numa frigideira 1/3 xícara chá de azeite e 1 colher sopa cheia de alho picado e leve ao fogo médio até o alho dourar. Adicione 500 g de bacalhau dessalgado, cozido e desfiado e refogue bem até secar o bacalhau +/- 10 minutos. Acrescente ½ cebola fatiada, ½ pimentão vermelho cortado em tiras finas, ½ pimentão amarelo cortado em tiras finas, sal e salsinha picada a gosto e refogue levemente (+/- 1 minuto. Retire do fogo.
   Numa panela 18 cm de diâmetro X 8 cm de altura antiaderente untada com bastante manteiga forre o fundo e as laterais com as lâminas de  batatas já temperadas com sal e pimenta do reino moída a gosto. Faça outra camada de batata tampando os buracos da camada anterior e forrando novamente o fundo e a lateral. Faça mais uma camada sobrepondo as lâminas de batatas anteriores. Repita o procedimento. No total são 5 camadas de lâminas de batata forrando fundo e lateral da panela e tampando todos os buracos para o recheio não vazar. Adicione o bacalhau refogado feito acima, alise a superfície e cubra o recheio com o restante das batatas laminadas. Tampe a panela e leve ao fogo médio por 25 minutos, olhando de vez em quando para que a batata não doure demais. Desligue o fogo.
     Retire a tampa da panela, coloque um prato de servir sobre a panela como se fosse uma tampa e vire a panela sobre este prato, desenformando a preparação. Sirva em seguida com salada verde.

Dica

Pode ser feita com recheio de carne moída refogada, frango cozido e desfiado com requeijão, legumes cozidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário